O evento (20 a 24 de junho) está sediado no Instituto Internacional de Jornalismo José Martí e trata fundamentalmente das últimas tendências da mídia no setor de viagens e férias.
Organizado pela Cátedra de Turismo do Sindicato dos Jornalistas de Cuba (UPEC), este encontro anual retoma suas sessões presenciais após uma pausa de dois anos devido à pandemia de Covid-19.
Tal encontro engloba informantes principalmente da América Latina e Caribe e busca um intercâmbio profissional entre os participantes e estabelecer diretrizes para o futuro imediato.
Durante os três primeiros dias do encontro, os presentes participam de palestras e debates sobre temas como estratégia, marketing e desenvolvimento do turismo, calendários, vínculos com a cultura, principais empresas que operam em Cuba e outros detalhes.
Representantes dos grupos Gaviota (Cuba), Meliá e Iberostar (Espanha) e Diamante Azul (Canadá) apresentarão aspectos de seu trabalho nesta ilha.
Além disso, a Rede Internacional de Jornalistas e Escritores de Turismo e a Revista de Turismo do Mercosul (Mercado Comum do Sul) terão seu espaço nesta convocatória.
Os participantes também visitarão o principal balneário de Cuba (Varadero) e a boate Tropicana (1939), entre outros locais de interesse.
O Ministério do Turismo (Mintur) deste país procura recuperar a sua indústria recreativa com o anúncio de tentar encerrar este ano com atenção a 2,5 milhões de visitantes estrangeiros.
mem/rfc/ls