De acordo com o escritório de representação da DPR no Centro Conjunto de Controle e Coordenação do Regime de Cessar-fogo, as tropas de Kyiv dispararam 294 granadas de artilharia e morteiros em 13 cidades daquela região de Donbass, o que também causou danos materiais em 32 casas e oito edifícios de serviço civis. Ele também alertou que as forças inimigas usavam armas de calibre 155 milímetros usadas pelos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte, como os obuses M777 e a artilharia autopropulsada francesa Caesar.
A Rússia iniciou uma operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro, depois que as autoridades das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk pediram ajuda para repelir o aumento da agressão e os intensos bombardeios contra essas regiões por Kyiv.
Em 21 de fevereiro, Moscou reconheceu a independência e soberania de ambos os territórios e assinou tratados de amizade, cooperação e assistência mútua com seus líderes, que incluíam o estabelecimento de relações diplomáticas e ajuda militar.
jf/mml/ls