Em entrevista concedida à emissora de televisão árabe Al Mayadeen, transmitida pela Venezuelana de Televisão, sobre a recente viagem por vários países da Eurásia, Oriente Médio e Norte da África, o chefe de Estado destacou o papel da nação sul-americana no atual cenário geopolítico internacional.
“Escolhemos estar na vanguarda da construção de um mundo novo; (…) posso confirmar que estamos em um momento de transição, para uma nova humanidade, voltamos ao conceito de diálogo da diversidade de culturas, ideologias, lideranças e modelos políticos”, enfatizou o presidente.
Nesse sentido, Maduro destacou que a Venezuela avança em conjunto com todas as forças da Ásia, África, Europa, Estados Unidos, América Latina e Caribe que acreditam no caminho de um mundo multipolar sem hegemonias.
O presidente da Venezuela especificou que durante a viagem realizada pela Turquia, Argélia, Irã, Kuwait, Catar e Azerbaijão, as autoridades desses países ratificaram a necessidade de cultivar o diálogo e a amizade.
Da mesma forma, ratificou a vontade comum existente entre a nação sul-americana e esses Estados quanto à necessidade de articular forças econômicas, investimentos e crescimento conjunto em áreas estratégicas que contribuam para o desenvolvimento.
O presidente venezuelano assegurou que, como resultado da viagem internacional, conquistas significativas virão para a nação sul-americana por meio de acordos de cooperação e investimento nos setores de turismo, gás, petróleo, produção agrícola e comércio.
ode/wup/hb