“Eles precisam entender as consequências e, infelizmente, haverá”, disse Zajárova em entrevista ao canal Rutube Soloviov Live.
Desde 18 de junho, Vilnius suspendeu o trânsito de um grupo de mercadorias sujeitas a restrições da União Europeia (UE) contra a Rússia entre Kaliningrado e as demais regiões desta nação.
A representante da diplomacia de Moscou esclareceu que se as autoridades de seu país descrevem as ações de outro estado como abertamente hostis, isso significa que “não há tempo para encontrar fórmulas que possam desviar a situação”.
Segundo Zakharova, tais medidas são inaceitáveis e levarão a uma reação correspondente.
O Ministério das Relações Exteriores considerou abertamente as ações de Vilnius como hostis, o que disse violar as obrigações legais internacionais da Lituânia, principalmente uma declaração conjunta de Moscou e da UE sobre o trânsito entre a região de Kaliningrado e o resto da Rússia de 2002.
Esta terça-feira, o chefe da missão da UE aqui, Markus Ederer, foi convocado à sede do Ministério das Relações Exteriores, em meio às restrições lituanas ao trânsito de mercadorias para a região de Kaliningrado, sob o pretexto de que fazem parte do bloco comunitário sanções contra esta nação.
O governador daquela região, Anton Alijanov, declarou que as ações da Lituânia são ilegais e violam os acordos, já que Vilnius garantiu a manutenção do trânsito para Kaliningrado quando aderiu à UE.
Na terça-feira, o Ministério do Desenvolvimento Econômico de Kaliningrado publicou a lista de bens proibidos de transitar pela Lituânia, incluindo eletrodomésticos no valor de mais de 750 euros, equipamentos industriais e alguns bens de luxo.
Também inclui equipamentos industriais, ferramentas e máquinas para fabricação, materiais de construção, obras de arte e antiguidades, cavalos puro-sangue, caviar, trufas, charutos e perfumes.
Incluem também veículos de transporte terrestre, aéreo ou marítimo no valor superior a 50 mil euros, com exceção de ambulâncias, mecanismos de tração para teleféricos e motocicletas no valor superior a cinco mil euros cada, bem como acessórios e peças de reposição para elas.
Segundo Alikhanov, as mercadorias proibidas de trânsito chegarão a Kaliningrado por via marítima, enquanto os produtos não sujeitos a sanções serão transportados por via férrea.
A região de Kaliningrado é a região mais ocidental da Rússia e está localizada às margens do Mar Báltico, entre a Lituânia e a Polônia, dois países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, e localizada dentro do bloco comunitário.
acl/mml/hb