Através de sua conta no Twitter, o presidente disse: “no dia mais longo, o solstício de verão de 2022, vamos pensar um minuto sobre quanto mais podemos aproveitar a energia solar, como parte das energias renováveis. Eu saúdo aqueles que estão à frente da curva ao aproveitá-la”.
O Chefe de Estado indicou, em sessões com o Conselho Nacional de Inovação, o potencial da ilha para o uso de fontes de energia renováveis (FER). “É possível para Cuba atingir 100% de sua geração de eletricidade a partir de fontes renováveis de energia, integrando todas elas”, enfatizou ele.
Especialistas cubanos dizem que, dada a escassez causada pelo bloqueio imposto pelos Estados Unidos, é mais barato para o país obter eletricidade da energia solar.
“A energia solar recebida em Cuba é 1.800 vezes maior que o petróleo utilizado no arquipélago, com um potencial de 150 quilowatts-hora por metro quadrado por mês”, dizem eles.
De 22 a 24 de junho, a nação caribenha realizará a segunda edição da Feira de Energias Renováveis, destinada a promover o uso eficiente da energia e das fontes renováveis para o desenvolvimento local nos setores industrial, de serviços e residencial, bem como promover o investimento estrangeiro em Cuba com ênfase na energia solar fotovoltaica e na biomassa.
Cuba atravessa atualmente uma situação complexa de eletroenergia marcada por avarias em várias usinas termoelétricas, manutenção em outras e déficits diários de geração.
mv/mks/bm