Durante a inauguração da II Feira de Energias Renováveis – no centro de exposições Pabexpo até 24 de junho – Valdés apontou que a necessidade da ilha de garantir acesso suficiente a energia limpa é uma das principais prioridades do governo.
É necessário, disse ele, aumentar o uso de energia limpa para atingir a meta de 100% da matriz energética como uma prioridade para o país.
Será em suas diversas formas, incluindo veículos elétricos e a tecnologia necessária para o armazenamento de energia.
As ações para a implementação da política energética de Cuba também entrelaçam todos os atores e a participação da indústria nacional, sublinhou ele.
Também significava trabalhar com oportunidades de investimento estrangeiro, apesar das pressões do bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto pelos Estados Unidos.
Isto não pode prejudicar o desenvolvimento do país, observou ele.
Estamos confiantes, ele reiterou, de que faremos progressos constantes na mudança da matriz energética.
Um dos objetivos do encontro é promover o investimento estrangeiro em Cuba com ênfase na energia solar e biomassa, bem como promover seu uso eficiente no desenvolvimento local, e nos setores industrial, de serviços e residencial.
Outro objetivo é apoiar projetos de inovação em andamento e a promoção de serviços científicos e técnicos de universidades e centros de pesquisa.
mv/tdd/bm