Sua primeira apresentação neste país sul-americano será em Cali, talvez a cidade colombiana que mais se assemelha a Cuba pelo conhecimento, apreciação e gosto de seus habitantes pela música da ilha caribenha.
A cantora de noventa anos com sua voz cuidadosa, como se o tempo não tivesse passado por sua habilidade melódica única, se apresentará no Teatro Calima, uma joia arquitetônica daquela cidade, onde oferecerá parte de seu repertório, Ariel Giménez Portuondo, seu filho, à Prensa Latina e empresário.
A diva do Buena Vista Social Club, como também é chamada, continuará sua turnê chamada Omara Portuondo-Life World Tour em Medellín, onde cantará no próximo sábado.
Giménez Portuondo explicou que no dia 16 de julho partirão para a Europa e no dia 19 de julho estarão no La Mar de Músicas, festival na cidade espanhola de Cartagena, onde também oferecerão vários de seus variados números e ritmos que costumam interpretar.
Depois a cantora sobe ao palco do Festival Músicas do Mundo, na cidade de Sines (Portugal), em agosto passa por Bruxelas, na Bélgica, e também em Madrid, acrescentou.
Mais tarde, retornarão a Havana e em setembro, outubro e novembro continuarão sua viagem a outros países e cidades do mundo, explicou.
Omara, que nasceu em Havana em 1930 e iniciou sua carreira em 1945 como dançarina no famoso cabaré Tropicana, é considerada uma das grandes expoentes da música tradicional da ilha caribenha e, além de sua voz, sua identidade cubana a identifica em todas as apresentações.
Em fevereiro deste ano, anunciou que se despediria dos palcos com esta turnê que, para o deleite de muitos colombianos, começará hoje nesta nação.
jf/otf / fav