Estrelado por Virgine Efira, Nicolas Marié e Albert Dupontel, o filme recebeu sete prêmios César, incluindo as categorias de melhor filme e diretor, enquanto se destacou entre os candidatos a melhor filme europeu nos prêmios espanhóis Goya.
Conforme detalhado na sinopse, o filme conta a história de Suze Trappet, uma mulher de 43 anos que sofre de uma doença grave e decide se reunir com o filho que foi forçada a abandonar quando engravidou na adolescência.
Nesse processo de busca, ela encontra dois sujeitos peculiares que a acompanharão em sua jornada tão espetacular quanto improvável, aponta o texto, que destaca o próprio roteiro de Dupontel com Xavier Nemo e a fotografia de Alexis Kavyrchine.
Outra das propostas recomendadas para esta quinta-feira vem da mão do cineasta Gabriel Le Bomin e do filme De Gaulle, que ilustra o panorama histórico da invasão alemã da França durante a Segunda Guerra Mundial, especificamente em maio de 1940.
Além disso, conta a história nunca explicada de como Charles De Gaulle se tornou o grande herói da resistência no país europeu naquele período e as difíceis circunstâncias enfrentadas por sua família, forçada ao exílio pelo avanço alemão.
O drama histórico recebeu várias indicações ao César Awards, incluindo Melhor Ator para Lambert Wilson, bem como nas categorias Figurino e Melhor Desenho de Produção.
Ambas as entregas fazem parte da amostra de 14 filmes de ficção, dois documentários e três longas-metragens de animação incluídos na agenda do encontro, que convidam à reflexão e testemunham os extensos laços culturais entre Cuba e o país europeu.
acl/lbl/imz/jcfl