De acordo com seu escritório de representação no Centro Conjunto de Controle e Coordenação do Regime de Cessar-Fogo, as tropas inimigas utilizaram sistemas de foguete Grad e Uragan, morteiros e armas de artilharia, incluindo o calibre 155 milímetros utilizado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Ele também disse que 13 localidades na região de Donbass foram atacadas, onde 52 casas e seis instalações de infraestrutura civil foram danificadas, enquanto na terça-feira 45 ataques de bombardeio foram relatados no mesmo território, disse ele em seu canal de Telegramas.
Por sua vez, o escritório de representação da autoproclamada República Popular de Lugansk para a LPR também relatou que desde 17 de fevereiro, as forças de Kiev descartaram a área de responsabilidade da LPR 1,6 vezes, matando 61 civis e ferindo 194.
Também em seu canal Telegrama, ele explicou que as tropas ucranianas dispararam 10.250 balas de munição de vários calibres no território, usando lançadores de mísseis múltiplos Grad, Uragan e Smerch e 23 mísseis Tochka-U.
Explicou que o bombardeio destruiu 1.601 edifícios residenciais e 147 instalações de infraestrutura civil.
A Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro depois que as autoridades das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Luhansk pediram ajuda para repelir a crescente agressão e o intenso bombardeio dessas regiões por Kiev.
Em 21 de fevereiro, Moscou reconheceu a independência e soberania de ambos os territórios e assinou tratados de amizade, cooperação e assistência mútua com seus líderes, incluindo o estabelecimento de relações diplomáticas e assistência militar.
jf/mml/bm