“Temos uma turbina que requer manutenção, então ela tem que ser devolvida do local onde é reparada para o local de sua operação. Se eles não devolverem a turbina então pode ser por uma razão que não é inteiramente tecnológica”, disse ele.
O alto funcionário respondeu aos comentários da imprensa de Berlim que a redução nas entregas de combustível está relacionada à política. “Tudo é bastante claro, não há aqui um duplo significado”, disse ele.
De acordo com Peskov, a Alemanha está bem ciente de todos os ciclos de manutenção do gasoduto. “O Nord Stream tem funcionado bem há anos. É estranho misturar tudo isso com política”, disse ele.
O chefe do escritório de imprensa do Kremlin significou que a Rússia está cumprindo estritamente todas as suas obrigações no fornecimento de recursos energéticos para a Europa.
“Sendo um fornecedor muito, muito confiável de recursos energéticos para a Europa que tem se provado durante décadas, é claro, a Rússia é muito, muito cuidadosa com esta reputação”, ele enfatizou.
Em 14 de junho, a Gazprom da Rússia disse que tinha que reduzir o fornecimento de gás através do gasoduto Nord Stream devido a atrasos da Siemens da Alemanha na devolução de unidades de compressão de gás que estavam sob reparo e porque foram identificados problemas técnicos com os motores da infra-estrutura.
A este respeito, a Siemens declarou que uma das turbinas de gás reparadas Nord Stream não pode voltar de Montreal para a Alemanha devido às sanções do Canadá contra a Rússia.
mem/mml/bm