Laureada por seu trabalho pioneiro sobre dengue, a diretora do Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Referência do Instituto Pedro Kouri de Medicina Tropical será homenageada em cerimônia inédita na sede da UNESCO, onde a contribuição de 45 mulheres eminentes da ciência de 37 países.
Em sua 24ª edição, a Fundação L´Oréal e a entidade multilateral concederam a Guzmán um prêmio por pesquisas que possibilitam melhor compreender e tratar a dengue, doença que afeta entre 50 e 100 milhões de pessoas por ano, principalmente em áreas intertropicais.
A bioquímica americana Katalin Kariko, a neurocientista chinesa Hailan Hu, a especialista em saúde pública ruandesa Agnes Binagwaho e a espanhola Ángela Nieto Toledano (embriologia) também merecem reconhecimento.
Durante o evento, serão entregues os prêmios L´Oréal-Unesco “Mulheres e Ciência” para 2020, 2021 e 2022.
Esta semana, a Doutora em Ciências Guzmán apresentou os resultados de sua pesquisa sobre dengue na Academia Francesa de Ciências, onde também compartilhou informações sobre a luta contra a Covid-19 em Cuba e as vacinas desenvolvidas na ilha.
O prestigioso prêmio, concedido pela primeira vez a uma mulher cientista da região do Caribe, é assumido em Cuba como um reconhecimento do protagonismo das mulheres na ciência e, em geral, seu empoderamento na sociedade.
mem/wmr / fav