Em suas palavras de boas-vindas aos participantes deste evento, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Mattarella mencionou a importância da participação dos cidadãos nas políticas de desenvolvimento.
O Chefe de Estado destacou que quatro anos após a primeira conferência, “o contexto em que a reunião de hoje está ocorrendo é marcado pelas consequências econômicas e sociais da emergência sanitária global que vivemos e por fortes tensões geopolíticas”.
A pandemia de Covid-19, “deixou claro que em um mundo interligado não há soluções locais para desafios globais como emergências de saúde, mudança climática, pobreza extrema, insegurança alimentar”, disse ele.
Não se trata, disse ele, de apoiar outras nações com “recursos considerados excedentes pelas economias dos países mais desenvolvidos”, e ressaltou que “a comunidade internacional deve saber assumir objetivos comuns”.
É necessário, acrescentou, promover a proteção e a afirmação de bens globais como “vida, saúde, clima e prosperidade diante da pobreza”.
As crises internacionais reduzem ou eliminam “os recursos que podem ser utilizados para enfrentar os grandes problemas de cuja solução depende a sobrevivência da humanidade”, o que conspira contra os objetivos da Agenda 2030 da ONU, disse ele.
A abordagem da Itália, disse Mattarella, é baseada “no multilateralismo efetivo, capaz de desenvolver respostas oportunas, coordenadas e voltadas para o futuro em nível internacional”.
Esta política, acrescentou ele, “está enraizada na escolha de financiar as missões das principais organizações internacionais, começando pelas agências da ONU”. Um dos objetivos deste evento, que acontece nos dias 23 e 24 de junho no Auditório da Conciliação, é incentivar a participação dos cidadãos na definição das políticas de cooperação para o desenvolvimento”.
Neste sentido, e com base na Agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, ela foi dividida em cinco painéis que analisarão os temas de Paz, Pessoas, Prosperidade, Planeta e Parceria, disseram os organizadores da conferência.
mem/ort/bm