Durante uma conferência de imprensa na Sala Vedado do Hotel Nacional de Cuba, Longino destacou este encontro como de grande relevância, possivelmente com a presença de mais de 200 especialistas nesta modalidade recreativa.
Referiu que a convocatória aponta para a natureza, aventura e viagens rurais, nas quais este país já adquiriu alguma notoriedade e experiência dos seus promotores.
Lembrou que desde o ano 2000 começaram este tipo de encontro na província ocidental de Pinar del Río, com sedes diferentes todos os anos no início, e atualmente a cada dois (seguiu o evento inaugural em 2002 com sede na região central de Cienfuegos).
Em 2003 o encontro aconteceu no Granma e perseguiram Sancti Spíritus (2004), Pinar del Río (2005), Guantánamo (2006-2007), Ciénaga de Zapata (2009), Villa Clara-Sancti Spíritu (2011), Pinar novamente (2015). ), Nordeste (2017) e Centro-Sul em 2019.
Para a versão deste ano, a região oeste (Havana, Artemisa, Mayabeque, Pinar del Rio e Isla de la Juventud) está reservada com a organização de 12 grupos cada um composto por uma média de 18 pessoas.
Estes grupos vão frequentar caminhadas, cavalgadas, desportos aéreos, cicloturismo, observação de aves, mergulho, canoagem, vela, quintas, motociclismo, pesca e turismo acessível.
Para garantir a nomeação, participam 62 fornecedores, distribuídos pelas províncias incluídas como cenários e territórios.
Este evento visa demonstrar o potencial da natureza de Cuba, especialmente para esclarecer especialistas, operadores turísticos, agentes de viagens, comerciais e outros encarregados de tais formas de férias.
O Turnat é sempre organizado com um dia de apresentações teóricas e palestras, enquanto o restante é dedicado ao conhecimento na prática em vez de espaços propícios para tais práticas.
Como tema de abertura, surge um colóquio sobre turismo rural na Universidade Agrária de Cuba, na província de Mayabeque.
Como especialistas, estão programadas as intervenções da costarriquenha Ana Báez e da mexicana Claudia Peralta (San Luis de Potosí).
Outro dos temas presentes no portfólio do encontro é o vínculo com os sistemas médicos cubanos para o turismo de qualidade e o da acessibilidade para facilitar a recreação natural para pessoas com deficiências de diferentes tipos.
Como novidade nesta ocasião, eles organizam um Post-tour de 25 a 28 de setembro para os participantes do Turnat interessados em ficar mais dias neste país e descobrir outros lugares da natureza.
mv/rfc/jcfl