Nestas competições, que durarão até 5 de julho, um total de 1.547 mulheres e 1.717 homens participarão de 33 disciplinas e serão entregues 400 medalhas.
A equipe colombiana é formada por 52 atletas que competem em Atletismo, Handebol, BMX, Boxe, Halterofilismo, Luta Livre e Voleibol.
O mascote deste concurso é o guatapí, nome dado à iguana, animal representativo da cidade de Valledupar.
Chimichagua, Bogotá, Cundinamarca e Cali serão as sedes que receberão competidores, delegações e público em geral para desfrutar da festa bolivariana.
Os Jogos Esportivos Bolivarianos foram criados para homenagear o Libertador Simón Bolívar, e sua primeira edição foi realizada em 1938, no quarto centenário da fundação de Bogotá.
Além disso, em 16 de agosto daquele ano, foi criada a Organização Bolivariana de Esportes (Odebo), formada pelos Comitês Olímpicos da Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Panamá, Peru e Venezuela.
Desde sua criação, a sede oficial ficava em Caracas, mas após mudanças em seus estatutos foi decidido que seria a cidade onde residiria seu presidente.
Atualmente seu presidente é o colombiano Baltazar Medina, que atuou como o mais alto representante do Comitê Olímpico Colombiano de 2009 a 2021.
Em maio de 2010, a Assembléia da Organização aprovou a inclusão do Chile como membro.
Os últimos Jogos Esportivos Bolivarianos realizados foram em 2017 em Santa Marta, Colômbia, nos quais participaram 4.112 atletas.
Os países participantes são Bolívia, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Venezuela e o anfitrião.
dfm/otf/hb