Sem dúvida, a maior atração está reservada para os revezamentos de 4×100 metros combinados para ambos os sexos, onde os postos do norte são os favoritos, juntamente com os da Itália, França, China e Austrália.
As outras provas definitivas que acontecerão no dia de encerramento são os 50 metros costas e 1.500 para homens, além dos 50 de peito, 50 livres e 400 combinados para mulheres. Independentemente do resultado desses eventos, os Estados Unidos acabarão dominando o quadro de medalhas, atualmente com 15 medalhas de ouro, oito medalhas de prata e 14 medalhas de bronze, à frente da Austrália por 6-8-1 e da República Popular da China, que somam 5 – 0-5, como os três primeiros.
Nesta sexta-feira, no penúltimo dia, o nadador britânico Benjamin Proud conquistou o primeiro título para o Reino Unido, ao vencer os 50 metros livres masculino.
Proud percorreu a etapa em 21 segundos e 32 centésimos, com tempo de reação de 0,57 e ultrapassou o americano Michael Andrew, que chegou à meta em 21,41, enquanto o terceiro lugar foi para o francês Maxime Grousset (21,57).
Com esta medalha de ouro, o Reino Unido subiu para o décimo segundo lugar no quadro geral de medalhas com uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.
Em outra das finais do dia, a sueca Sarah Joestroem obteve a supremacia nos 50 metros borboleta feminino com o tempo de 24s85, naquele que também foi o primeiro título de seu país.
Finalmente, a Austrália consolidou seu segundo lugar por país ao conquistar sua quinta medalha de ouro, desta vez para Kaylee Mckeown, que dominou os 200 metros costas com o tempo de dois minutos, cinco segundos e oito centésimos.
car/arp/ml