No sábado, a Rússia conquistou seus dois primeiros títulos, com as vitórias de Makhmadbek Makhmadbekov nos 73 quilos masculino e Madina Taimazova nos 70 feminino.
O vice-campeão europeu Sub-23 do Porec 2020, Makhmadbekov, venceu o mongol Tsend-Ochiryn Tsogtbaatar por wazari na final.
Pelas duas medalhas de bronze na divisão, o uzbeque Obidkhon Nomonov derrotou seu compatriota Shakhram Akhadov e o israelense Tohar Butbul sobre o mongol Ankhzaya Lavjargal em ambos os casos por ippon.
A medalhista de bronze olímpica em Tóquio 2020, Taimazova, venceu a japonesa Yoko Ono na final por ippon.
As terceiras posições do peso ficaram com a alemã Miriam Butkereit e a uzbeque Gulnoza Butkereit, que derrotou a israelense Maya Goshen por ippon e Matniyazova a cazaque Zere Bektaskyzy também com a mesma técnica.
Na competição mongol, Makhmadbekov e Taimazova competiram sob a bandeira da Federação Internacional de Judô (IJF).
O sul-coreano Lee Joon-hwan no masculino até 81kg e a japonesa Nami Nabekura no feminino até 63kg conquistaram os outros títulos do dia.
Joon-hwan venceu o israelense Shamil Borchashvili na final e Nabekura venceu Gili Sharir, também israelense, nas duas lutas decididas por wazari.
Os bronzes de 81 kg correspondem ao holandês Frank de Wit e ao japonês Takanori Nagase e no de 63 à húngara Brigitta Varga e à russa Kamila Badurova, que representa a IJF.
mem/am/hb