No âmbito das Consultas Políticas Bilaterais, o vice-primeiro-ministro cubano, Ricardo Cabrisas, e o vice-ministro das Relações Exteriores do país asiático, Saurabh Kumar, realizaram uma reunião com o objetivo de fortalecer os laços comerciais, financeiros e de cooperação.
Ambos os funcionários concordaram com as amplas perspectivas para o crescimento das relações bilaterais, apesar da complexa situação que a economia mundial enfrenta.
Do lado cubano, Cabrisas destacou o papel que a Índia pode desempenhar no desenvolvimento de setores como as fontes renováveis de energia, agricultura e biotecnologia, identificados como prioritários no Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social da Ilha.
Ao final do encontro, o presidente da entidade bancária nacional, Ernesto Medina, e o embaixador do país asiático no país caribenho, Sarvesvaran Janakiraman, em nome do diretor do EximBank, Nirmit Ved, assinaram o acordo financeiro que confirma o interesse comum num futuro de alianças.
Anteriormente nesta segunda-feira, a Vice-Ministra de Relações Exteriores de Cuba Anayansi Rodríguez e seu homólogo da Índia qualificaram as Consultas Políticas Bilaterais como frutíferas.
Ratificaram a sua vontade de reforçar a colaboração e trocaram pontos de vista sobre temas de interesse comum da agenda nacional e internacional, o confronto com a pandemia de Covid-19 e a subsequente recuperação económica.
rgh/att/glmv