Juntamente a Companhia ECOS, o espaço dedicado ao flamenco contará com as artistas Ana Rosa Meneses, diretora daquele grupo, Sandra Sardiñas e Angela Badell, agendada para os dias 11 a 16 de julho e 25 a 30 de julho, no palco capital do MalecónART 255, localizado entre as ruas Blanco e Galiano.
Nesse mesmo local, professores relevantes como Miguel Ángel Herrera e os dançarinos da LADC Miguel Ángel Díaz e Eduardo Prieto darão aulas de dança popular cubana, de 18 a 23 de julho e 1 a 6 de agosto.
Na semana seguinte, os bailarinos e professores Lorena Flores, Eduardo Prieto e Aylín López darão aulas de estilos urbanos.
De acordo com a instituição cultural, dirigida pela professora e coreografa Lizt Alfonso, os períodos de aprendizagem decorrerão de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00, hora local, mediante inscrição prévia no MalecónART 255.
Todos os sábados os alunos participarão de um encontro de intercâmbio vinculado às lições aprendidas e como forma de encerramento da oficina.
No mesmo período, LADC assumirá em sua sede em Havana Velha a 28ª edição de seus cursos de verão relacionados a temas como dança de fusão, balé, flamenco e danças populares da maior das Antilhas e destinados a estudantes ativos ou dançarinos de qualquer das disciplinas entre sete e 30 anos de idade. Paralelamente, o grupo, fundado há mais de três décadas, prepara seu renomado espetáculo ÂíCuba Vibra!, que acontecerá de 6 a 10 de julho no Deutsches Theatre Munich, o maior da Alemanha dedicado a apresentações de grupos convidados das artes cênica e inaugurada em setembro de 1876.
A produção patrocinada pela Oz Production tem duração de duas horas, com um repertório diversificado de canções em inglês e espanhol, que são um passeio pela música e dança popular cubana, desde a segunda metade do século 20 até o presente. e ao ritmo do chachachá , mambo, conga e bolero.
jf/dgh/ls