O chefe do Departamento de Desenvolvimento Territorial Integral do governo provincial, Jesús Rey, disse à Prensa Latina a contribuição do seu grupo de trabalho para o território escolhido como sede da celebração nacional do 69º aniversário do assalto ao quartel de Moncada ( Dia da Rebelião Nacional), em 26 de julho.
O instrumento para gerir o governo de forma diferenciada é a estratégia de desenvolvimento nos municípios e depois na província, sublinhou.
Os oito municípios de Cienfuegos mostram avanços na construção e implementação da estratégia mencionada, e a participação popular a impulsiona em grande parte, acrescentou.
O território como um todo tem 64 projetos de desenvolvimento local, dos quais 52 correspondem à esfera econômico-produtiva, com duas linhas principais, as mini-indústrias com suas cadeias agroindustriais e as turísticas opcionais, resumiu o gestor.
Ao longo de 2022, o trabalho do grupo se concentra em continuar atualizando as estratégias de desenvolvimento municipal, com maior participação dos cidadãos e dos atores econômicos e sociais envolvidos, destacou Rey.
A mais longo prazo, trabalham na implementação da estratégia a nível provincial, que deverá estar concluída em 2024, disse.
No caso dos municípios, as principais linhas definidas nesses documentos referem-se à produção de alimentos, potencialização das possibilidades endógenas, desenvolvimento do turismo e gestão integral do habitat, da energia e do meio ambiente.
O projeto de trabalho inclui também a qualidade e o uso racional da água consumida pela população, a formação de capital humano e a gestão do conhecimento e da inovação com base no desenvolvimento econômico e sociocultural.
jf/fgn/ls