Programado para os dias 26 a 28 de outubro de 2022, os organizadores do evento buscam promover o estudo do papel da mulher na evolução social e histórica e possibilitar o intercâmbio entre a comunidade científica e intelectual.
Os interessados em fazer parte do debate devem enviar suas propostas focadas nos vínculos da mulher na sociedade colonial, migração, violência política contra a mulher, família e identidade.
Da mesma forma, serão considerados os trabalhos que abordam o papel das mulheres criativas, intelectuais, científicas e profissionais, sua participação na busca pela independência cubana, na construção da nação e da cidadania.
Direitos femininos. Ativismo político, associações de mulheres, mulheres na história econômica, simbologia, imaginário e representação e histórias de mulheres completam o leque de temas.
Para obter mais informações sobre as regras, os candidatos devem entrar em contato eletronicamente com yainet@patrimonio.ohc.cu, ligar para 7 801 7176 ou dirigir-se ao Palacio del Segundo Cabo em Havana Velha.
Os trabalhos serão recebidos até 5 de setembro de 2022 e, após as avaliações correspondentes, a decisão será publicada no site do Centro de Interpretação das Relações Culturais Cuba-Europa (Palacio del Segundo Cabo).
No dia 19 será conhecido o veredicto que formaliza a participação ou não no concurso, fruto do projeto de cooperação internacional Promovendo a inclusão sociocultural da mulher no Centro Histórico de Havana Velha.
A iniciativa é possível através da gestão do patrimônio cultural e atenção psicossocial com perspectiva de gênero, patrocinada pela Organização Não Governamental para a Cultura, Comunicação e Cooperação para o Desenvolvimento e a Agência Basca de Cooperação para o Desenvolvimento.
Após dois anos adiada pela Covid-19, a quarta edição do colóquio reuniu-se em março passado e foi a primeira sem a presença física do historiador de Havana, Eusebio Leal, que foi seu principal promotor.
car/yrv/glmv