Segundo especialistas do Escritório do Historiador da Cidade de Havana, que organizam a iniciativa, foram concebidos dois roteiros para relembrar trechos dessa obra-prima da literatura cubana.
Após duas ligações feitas das redes sociais, o concurso voltará ao presencial de 5 de julho a 27 de agosto para descobrir ou redescobrir bibliotecas, museus, armários e patrimônios da chamada Cidade Maravilha.
Precisamente, a equipe criativa anunciou que o evento homenageará o 40º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Havana Velha e seu sistema de fortificações na Lista do Patrimônio Mundial do Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.
Além disso, destacaram na programação a merecida homenagem ao eterno Historiador da Cidade, Eusebio Leal Spengler, que completaria 80 anos no dia 11 de setembro e nunca cessou seus esforços para salvar a cidade da apatia e do abandono.
Entre as ações, destacam-se os passeios voltados para a preservação do patrimônio e uma série de visitas aos bairros de Havana, geridas pelo Museu Casa de África e com o nome Don’t take away my rumba.
As propostas também são distribuídas tendo em conta as faixas etárias, para que os idosos possam usufruir de passeios virtuais através da projeção de materiais audiovisuais.
Da mesma forma, os idealizadores projetaram um evento inclusivo que oferecerá um serviço de interpretação para surdos e levará suas atividades a crianças cegas, deficientes visuais e outras que estejam em alguma situação de vulnerabilidade.
Rutas y Andares é um projeto focado em exaltar o rico patrimônio de Havana através de passeios por ruas, praças, parques e centros culturais e históricos; além de oficinas, concursos e outras atividades de interação voltadas para todas as famílias.
rgh/yrv/glmv