Programada para os dias 8, 9, 10, 14, 15, 16 e 18 de julho, a peça recebe o talento de Valeria Mariaud, primeira solista da Companhia de Dança do México, junto com a primeira bailarina Dani Hernández, e os papéis de Kitri e Basilio também contará com a dançarina principal Chavela Riera e o solista Yasiel Hodelín.
Esses papéis também incluirão Anette Delgado e o dançarino principal Narciso Medina, e Luisa Márquez dividirá o palco com o dançarino principal Yankiel Vázquez na versão cubana da peça, baseada no romance Don Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.
O espetáculo, coreografado por Alicia Alonso e artístico-coreográfico dirigido por Marta García e María Elena Llorente, aconteceu pela primeira vez em 1988, no Gran Teatro de La Habana, embora desde a década de 1950 o BNC tenha incorporado grand pas ao seu repertório . de deux do terceiro ato.
A informação divulgada pela instituição da maior das Antilhas reconhece que a prima ballerina assoluta “dirigiu um cuidadoso trabalho em torno da legitimidade das referências folclóricas no aspecto coreográfico, sobretudo, a dignidade e o respeito pela personagem Dom Quixote”.
Da mesma forma, ele relata que a encenação de uma hora e 45 minutos consegue conquistar o público e a crítica especializada em vários palcos do mundo e informa sobre a venda de ingressos na bilheteria do Teatro Nacional nesta terça-feira, a partir das 13h00: 00:00 hora local.
jcm/dgh/glmv