Durante seu discurso na primeira reunião da ALBA-Digital, o vice-ministro destacou a importância deste evento quando se percebe uma guerra comunicacional contra as nações latino-americanas e caribenhas.
González destacou que é vital promover uma governança plural e democrática da Internet, ajustada aos tempos atuais. Além disso, destacou que é necessário avançar em uma agenda comunicacional dos povos, “promovendo a construção de uma Internet Cidadã e de um Ciberespaço de Paz latino-americano e caribenho”.
Também explicou que Cuba hoje se encontra em um cenário de agressão digital, marcado por campanhas deturpadas sobre a realidade da nação caribenha, juntamente com as implicações do bloqueio imposto pelos Estados Unidos que impede “amplo acesso às tecnologias de informação e comunicação”.
Em nome do povo e do Governo da ilha, o vice-chefe ratificou o apoio, solidariedade e firme compromisso de lealdade à República Bolivariana da Venezuela, especialmente ao seu presidente, Nicolás Maduro.
Dedicados a traçar estratégias, trocar experiências sobre como enfrentar o cerco midiático e a hegemonia dos grandes centros de poder, um total de 13 países participam deste encontro da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos ( ALBA-TCP).
mv/mks/glmv