Sob a produção de Aquino e do maestro Enrique Pérez Mesa, a obra inclui um concerto realizado no Gran Teatro de La Habana Alicia Alonso, com os arranjos orquestrais assumidos, em décadas anteriores, pelo pianista e flautista Rembert Egües às obras de Ernesto Lecuona.
A proposta cinematográfica também é influenciada pelo maestro Frank Fernández, solitas e coro da companhia Ópera de la Calle, a soprano Laura Ansorena, o tenor Humberto Bernal e o violinista cubano-americano Jaime Jorge, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Nacional.
A nota do Egrem reconhece o legado e catálogo de Lecuona, como o mais universal dos compostos da ilha, devido à grande variedade de gêneros para vários formatos, vocais e instrumentais, e composições relevantes como: Siboney, Malagueña, Siempre en mi coração e Donzela Encantada.
De acordo com a informação, o produtor audiovisual René Arencibia capturou em imagens o concerto intitulado Lecuona e Havana, que aconteceu na Sala García Lorca, material que mereceu o Prêmio Maestria Artística na edição Cubadisco 2020-2021.
Al fin Lecuona, gravado em 2019 e lançado nas plataformas digitais um ano depois, reúne as mais famosas criações do também autor de La comparsa, El crisantemo, Mariposa e das zarzuelas Rosa la China, María la O e El cafetal.
rgh/dgh/glmv