Após os efeitos da pandemia, o setor do turismo está a regressar gradualmente à normalidade, e o equipamento situado no Centro Histórico da vila (datado de 1528), reconhecido no seu género pela Unesco, “está a voltar a ressurgir para o turismo nacional e internacional , com a colaboração de instituições como o Escritório do Historiador da Cidade”, reconheceu sua diretora Ana Mari García.
Exclusivamente com a Prensa Latina, o gerente assegurou que o resgate do Museu Ferroviário nas imediações da unidade hoteleira também acrescentou atrativos ao Plaza, próximo à principal área comercial de Camagüey, e que presenciou o primeiro trecho da linha para trens de Puerto Príncipe a Nuevitas ao norte do território, inaugurado em 1846, o segundo construído em Cuba.
O Hotel Plaza da cadeia Islazul acrescenta ofertas “e já recebemos uma dezena de grupos turísticos internacionais, sobretudo do Canadá, França e Estados Unidos, e intensificou-se com a reabertura das operações aeroportuárias, isso ajuda-nos por sua vez a promover a instalação”, disse seu diretor.
Sobre a aceitação após o intervalo devido ao Covid-19, García acrescentou que “as opiniões se refletiram em nível pessoal e no livro de sugestões, e é até impressionante que os turistas que chegaram dos Estados Unidos sejam surpreendidos com a serviços que, sem atingir altos padrões de qualidade, atendem às suas expectativas”.
Um investimento em construção desde 2021 permitiu que cada uma de suas áreas fosse temática para remeter precisamente à história e ao percurso da ferrovia como meio de transporte e impacto social em Camagüey.
Os nomes dos diferentes espaços como o lobby, o bar, refletem imagens que incluem fotografia, murais e serigrafias referentes ao extenso andaime do meio de transporte que simboliza o referido meio de transporte.
“Então temos nomes que definem os diferentes espaços, por exemplo Plaza Vapor, no próprio banheiro”, disse o administrador.
Um andar de hotel que abriga 43 quartos, também prontos e temáticos, também fazem referência a passagens culturais que marcaram o local, entre as quais se destaca a presença de Gabriela Mistral (1899-1957), Prêmio Nobel de Literatura.
“E não paramos na remodelação construtiva, temos projetos com muitas instituições para ofertas de passeios e implementamos uma nova linha de coquetéis, além de serviços não hoteleiros”, certificou a própria García.
Recentemente, a companhia aérea World to Fly, do grupo hoteleiro espanhol Iberostar, e a Agência de Viagens Onlinestours abriram novos escritórios de vendas mesmo em frente ao Plaza Hotel, mostrando o potencial do espaço para operações comerciais que privilegiam as atividades turísticas.
Localizado na área da cidade declarada Patrimônio da Humanidade, além dos elementos arquitetônicos, ao Plaza Hotel somam-se seus valores históricos, pois de um de seus quartos foi transmitido pela primeira vez um sinal de rádio em Camagüey em 1924. , para através da estação de rádio 7AZ.
mv/fam/glmv