A Europa vai “OTAnizar”, essa será a nossa resposta a Putin (Vladimir), disse o ocupante da Casa Branca na feira IFEMA-Madrid, onde começou na quarta-feira a Cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Falando à imprensa durante sua entrevista com o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, o presidente norte-americano elogiou a iminente entrada no grupo da Suécia e Finlândia, “uma demonstração de unidade”.
Ele reiterou a decisão de Washington de erguer esses navios de guerra, peças fundamentais do sistema antimísseis do bloco militarista, de quatro destroieres da base naval de Rota (sul da Espanha).
Ele anunciou que instalará um quartel-general especial na Polônia para redobrar o flanco leste da aliança militar e fortalecerá seu apoio ao Reino Unido, bem como à Itália e à Alemanha.
Por seu lado, Stoltenberg “valorizou a liderança dos Estados Unidos na OTAN” e congratulou-se com o aumento do seu orçamento futuro, ao qual se juntarão 350 milhões de dólares, com a subida para dois por cento das despesas militares por país.
Ambos os líderes elogiaram o trabalho da Espanha como anfitriã do evento e seu maior compromisso com o dispositivo militar transatlântico.
oda/ft / fav