Os hackers sequestraram, utilizando o Lockbit 2.0, mais de 40.000 dos arquivos digitais sensíveis da empresa, que eles liberarão dentro de 24 horas se a empresa se recusar a pagar uma grande soma de dinheiro, de acordo com o site especializado RedHot Cyber.
A Datalit fornece sistemas VoIP complexos, que integram telefonia com serviços de mensagens instantâneas, bem como suporte para configuração de infraestruturas de rede, de modo que a divulgação de seus dados seria séria para a Datalit e seus clientes, disse a fonte.
A Itália, de acordo com um relatório da empresa especializada Whitejar, é a terceira nação mais afetada no mundo pelo resgate, um tipo de ataque informático que envolve a criptografia de informações sequestradas e a exigência de um resgate para sua devolução.
O país conta atualmente com cerca de 6.000 especialistas em proteção de redes, o que é insuficiente diante do aumento dos ataques, segundo Aldo del Bo, diretor desta empresa local de segurança de TI fundada no final de 2021.
Há pouco mais de um ano, em 10 de junho de 2021, o governo italiano anunciou a criação da Agência Nacional de Segurança Cibernética (ACN) para proteger os interesses nacionais contra as ameaças cibernéticas, de acordo com uma declaração oficial.
Suas funções incluem “desenvolver capacidades de prevenção, monitoramento e detecção e para lidar com incidentes de segurança e ciberataques”, de acordo com o documento no qual a nova entidade foi anunciada.
mv/ort/bm