Idealizado pelo Escritório Ibero-Americano de Pesquisa e Desenvolvimento do Humor, a programação do evento começará com o painel Humor cubano após 1959, que reunirá o ator e vencedor do Prêmio Nacional de Humor Osvaldo Doimeadiós e será moderado pelo humorista Kike Quiñones.
Participarão do diálogo o dramaturgo e crítico Norge Espinosa, também Prêmio Nacional de Humor Arístides Hernández, a escritora Laidi Fernández de Juan e o humorista, roteirista de rádio e televisão Carlos Fundora.
No segundo dia haverá uma homenagem à ensaísta Adelaida de Juan e o lançamento de um prêmio de pesquisa que levará o nome da destacada professora.
Para esse dia está marcada a conferência Caricaturas de humor no acervo do Museu Nacional de Belas Artes, da curadora da instituição Yahíma Rodríguez; bem como o painel A Caricatura Cubana: Bordas do Contemporâneo, de Axel Li e Arístides Hernández.
O diretor do Cinesoft Iván Barreto Gelles, juntamente com os pedagogos Yosdey Dávila e Jennifer Bello, falarão sobre o potencial de educar com humor; enquanto o jornalista Jorge Alberto Piñero, “Jape” terá uma intervenção especial intitulada dedeté vs. Covid.
A nomeação augura um encontro com atores e a equipe de produção do programa de televisão Vivir deltale, uma das matérias com maior audiência que contará sobre suas experiências e dinâmicas de gravação e produção durante a pandemia de Covid-19.
No último dia, o roteirista Carlos Galiano discutirá o tratamento do humor na cinematografia de Enrique Colina e tem intervenções planejadas de Antonio Berazaín e do professor de Matemática Aplicada e diretor do projeto Delta, Fernando Raúl Rodríguez.
Da mesma forma, participarão Michel Pentón, Pedro Franco, Daniel Brugués, Ramiro Zardoya, Visti Cárdenas, Eider Luis Pérez, entre outros praticantes desta arte que constitui um antídoto natural e uma necessidade vital para o ser humano.
car/yrv/glmv
Enviar comentarios
Paneles laterales