Esta proposta vem do Gabinete do Historiador da Cidade de Havana (OHCH) e está há vários anos no gosto de quem está na capital cubana nos meses de julho e agosto e busca o conhecimento enquanto recria, especialmente na formato de família e amigos.
Depois de dois anos no palco virtual devido à pandemia do Covid-19, Rutas y Andares retorna, disseram.
De acordo com a página do Facebook do Programa Cultural OHCH, a presença de famílias cubanas em museus, centros culturais, bibliotecas e espaços públicos revitalizará o cotidiano de Havana Velha.
Esta oferta de turismo cultural, adaptada às condições epidemiológicas e ao atual horário escolar, vai promover uma aproximação ao património histórico cultural valorizado na zona e atualizar os projetos de desenvolvimento no território, especificam.
A 22ª edição de Rutas y Andares, batizada de Descobrindo com a Família, celebrará o 40º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Havana Velha e seu sistema de fortificações na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Essa sábia decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), traz também a memória do saudoso Historiador da Cidade, Eusebio Leal Spengler (1942-2020), no 80º aniversário de seu nascimento.
Da mesma forma, as alianças continuarão com o Culture in the Hands, plataforma que oferece serviços de interpretação para surdos, e com outros grupos e atores locais integrados.
Esta integração corresponde ao projeto Promovendo o desenvolvimento cultural de Havana Velha para a fruição e preservação do patrimônio com ferramentas de comunicação para a transformação social.
Este programa conta com a colaboração de várias organizações como Cultura, Comunicação e Desenvolvimento (KCD)-Bilbao, Organização Não Governamental de Desenvolvimento (ONG) e financiamento da Agência Basca de Cooperação (AVCD).
mv/rfc/jcfl