Chamado Euroclima Plus, o programa envolve vilarejos localizados na parte norte de Ciego de Ávila, afetados pelo Furacão Irma e vulneráveis a enchentes e secas.
Durante a visita aos municípios de Morón e Bolívia, eles pretendem avaliar a instalação de estações hidrológicas, o processo de investimento e a execução de obras como a Sala de Situação, os centros de gestão para redução do risco de desastres e os pontos de alerta precoce.
Euroclima Plus é um projeto do PNUD, da União Europeia e da Agência Francesa de Desenvolvimento, cuja missão é reduzir o impacto da mudança climática e seus efeitos na América Latina, através da mitigação, adaptação, resiliência e investimento, disse Samantha Rodríguez, uma especialista em meio ambiente no território.
Entre as ações para atingir estes objetivos está o fortalecimento da preparação da comunidade e dos atores locais em assentamentos vulneráveis, através do apoio de instituições empresariais localizadas no raio de ação e universidades.
Os municípios da província de Ávila que são mais sensíveis aos efeitos das variantes climáticas são Chambas, Morón e Bolívia, localizados na parte norte da província.
mgt/nmt/bm