A mobilização envolve os funcionários das plataformas aeroportuárias de Paris, tanto da empresa gestora ADP quanto de seus subcontratados e demais funcionários, para exigir um aumento salarial para compensar o forte aumento da inflação que afeta a economia francesa.
Durante a manhã, o acesso rodoviário ao aeroporto Charles de Gaulle da capital acumulou intenso congestionamento devido a uma manifestação de centenas de trabalhadores que marcharam entre os terminais A e C, enquanto no aeroporto de Orly houve concentrações que desaceleraram o tráfego.
Na convocação do intersindical, que reúne quatro das principais organizações de trabalhadores, um aviso de greve também foi apresentado de sexta a segunda no aeroporto de Marselha-Provence, mas a direção indicou em nota que não há cancelamentos ou atrasos.
Os grevistas denunciam que após a redução da força de trabalho realizada durante a pandemia de Covid-19, o retorno aos níveis de tráfego de 2019, ou até superiores, está sendo feito com uma força de trabalho insuficiente e despreparada, conforme explica o delegado sindical da União dos Trabalhadores Força, Olivier Traniello.
mv/acm/mmd