O NEMO repudia todas essas calúnias e agressões contra nosso país e insta todos aqueles que lutam contra o cerco unilateral de Washington a deter esse tipo de agressão, disse José Oro, vice-presidente desta plataforma, em comunicado enviado à Prensa Latina.
O texto considera uma ingerência nos assuntos internos da ilha, as recentes declarações de Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado, sobre o processo seguido nos casos dos envolvidos nos distúrbios de 11 de julho do ano passado. Diante da desinformação e manipulação do tema, o NEMO afirmou que o processo judicial contra aqueles que organizaram e participaram dessas desordens “tem sido exemplar em todos os sentidos”.
“Apoiamos fortemente o governo e o povo cubano, e seu direito de se defender contra ameaças e ataques e de manter a ordem pública em nossa nação”, concluiu.
O NEMO mais uma vez pediu ao governo de Joe Biden que levante o bloqueio econômico, comercial e financeiro que tenta sufocar os cubanos há mais de seis décadas.
O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, denunciou na época que o governo dos Estados Unidos utiliza recursos consideráveis, laboratórios sociais e ferramentas de alta tecnologia em uma campanha desenfreada que visa desacreditar seu país através do uso de mentiras e manipulação de dados.
mem/dfm/glmv