Hernández, campeão mundial de Belgrado 2022 nos 75 quilos (kg), venceu Abdupataev e Caballero nos 57 quilos venceu Assylkulov por 4 a 1, este último, segundo um relatório da delegação das Antilhas em uma luta fechada em que o vencedor era exigido o tempo todo.
Para a maior das Antilhas, a nota negativa foi dada pelos menos experientes Roberlandy Delís (63,5 kg), Darián Favier Castro (67), Brayan León (80) e Carlos Castillo (mais de 92, que perderam e ficaram de fora da medalhas.
Delís teve falta de solidez na sua rebatida e perdeu por 0-5 contra o sultão cazaque Mossinov e Castro não fez o que era exigido para desistir de 0-5 contra o também local Dulat Bekbauov.
Por sua vez, León lutou em tempo integral em uma luta de trocas abundantes vencida por 4-1 pelo cazaque Yerassyl Zhakpekov, e Castillo sucumbiu por 0-5 contra o uzbeque Yerassyl Zhakpekov.
Cuba ainda tem ainda vivos Alejandro Claro (51 kg) e Yeinier Areu (86 kg), que amanhã lutarão contra o japonês Soushi Makino (pelo bronze) e o cazaque Amidor Madi (pelo prata), nessa ordem.
mem/am/glmv