Num despacho assinado na véspera, o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, exortou as autoridades desses territórios a adotarem as medidas necessárias para proteger a vida das pessoas e dos bens.
As localidades devem ter forças e veículos de resgate caso seja necessário evacuar os moradores das áreas de risco, e também prestar atenção à prevenção de inundações, disse ele.
O chefe de governo pediu medidas para garantir a segurança de barragens e reservatórios, reservar alimentos e produtos essenciais e garantir o trânsito tranquilo, informou a agência de notícias VNA em um relatório.
Em declarações recentes, o vice-diretor do Centro Nacional de Previsões Meteorológicas e Hidrológicas, Hoang Phuc Lam, estimou que o Vietnã poderia sofrer o ataque direto ao seu continente de até seis ciclones no restante de 2022.
A partir de agora até o final do ano no Mar do Leste entre 10 e 12 tufões e depressões tropicais podem se mover, entre quatro e seis dos quais podem nos afetar, disse o especialista.
O Vietnã é um dos países mais atingidos por desastres naturais, causando perdas que variam entre 1% e 1,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) anualmente, segundo estimativas de especialistas.
hp/mpm/ans