As relações sírio-iranianas são baseadas na confiança mútua consolidada ao longo de quatro décadas, e saudamos qualquer papel de Teerã, disse o chefe da diplomacia síria durante uma entrevista coletiva conjunta em Damasco com seu colega iraniano Hossein Amir Abdollahian.
Confiamos no Irã e não na outra parte, disse o ministro das Relações Exteriores, e consideramos algo positivo qualquer solução que leve à retirada das forças turcas dos territórios sírios, à cessação das hostilidades e ao fim do apoio turco a grupos terroristas.
Al-Mekdad disse que é necessário melhorar e desenvolver as relações entre os países vizinhos e que é prioritário alcançar segurança, estabilidade e sensação de tranquilidade.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores iraniano disse que durante as conversas informou às autoridades sírias que seu país fará o possível para se concentrar em soluções baseadas em meios diplomáticos e no diálogo.
Abdullahian reiterou a rejeição do Irã a qualquer interferência estrangeira nos assuntos internos da Síria e considerou que qualquer operação militar turca é incorreta e complicaria a situação.
As relações entre Damasco e Ancara se romperam no início da guerra em 2011, em meio a acusações sírias de que a Turquia ocupava partes de seu território e apoiava grupos extremistas que lutavam contra o governo.
mem/fm/cm