“Os bielorrussos estão construindo seu próprio estado soberano há cerca de três décadas. Inspiramo-nos no exemplo de ancestrais heróicos, história centenária, uma cultura rica e a consciência de que a liberdade de controlar o próprio destino é o maior valor de cada povo “, destacou o presidente em seu discurso de comemoração.
Durante a cerimônia de colocação da coroa de flores no complexo memorial Hill of Glory, Lukashenko afirmou que o povo de Belarus, ao defender os interesses nacionais, desenvolver a economia e a esfera social, mesmo nos tempos mais difíceis, tinha apenas o próprio bem-estar construído no trabalho duro, coletivismo e ajuda mútua.
Nesse sentido, argumentou que hoje, quando o país enfrenta uma pressão econômica e informacional sem precedentes, as experiências assumidas durante a Grande Guerra Patriótica (1941-1945) para alcançar a libertação e a independência nacionais são novamente exigidas e atuais.
“A força dos bielorrussos está na verdade, unidade e patriotismo. Temos nosso país que nos inspira orgulho, nosso exército capaz de repelir fortemente qualquer agressor, o povo vitorioso que lembra heróis e aprecia a liberdade. para o futuro com calma e sem medo”, acrescentou.
Belarus celebra neste 3 de julho o 78º aniversário da libertação do país do fascismo alemão. Confronto militar inscrito na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) onde centenas de milhares de cidadãos da antiga União Soviética perderam a vida.
mem/odf/jcfl