O Conagua detalhou que para esta segunda-feira o meteoro se moverá paralelamente às costas de Oaxaca e Guerrero e suas extensas faixas de nuvens continuarão interagindo com dois canais de baixa pressão, um sobre o leste e sudeste do país e o outro afetando o centro.
Tais condições trarão chuvas fortes a muito fortes no leste, sudeste, centro e oeste da República Mexicana, de acordo com a previsão do tempo, e fortes chuvas que poderão causar um aumento nos níveis de rios e riachos, inundações e deslizamentos de terra em áreas baixas de Michoacán, Guerrero, Oaxaca, Chiapas e Veracruz.
Preveem-se rajadas de vento de 70 a 90 quilômetros por hora e ondulações de 3 a 5 metros de altura ao longo das costas de Oaxaca e Guerrero. Enquanto isso, uma tempestade sobre o noroeste do México vai gerar chuvas torrenciais e fortes chuvas sobre os estados de Sonora, Chihuahua, Durango e Sinaloa.
Há também outro canal de baixa pressão no nordeste do país e outro na Península de Yucatan, junto com a umidade do Oceano Pacífico e do Golfo do México, que causará chuvas vespertinas nessas regiões.
O Conagua acrescentou que o clima quente a muito quente da tarde continuará sobre o noroeste, norte e nordeste do país, com temperaturas acima de 40°C em Coahuila, Nuevo Leon e Tamaulipas.
Por sua vez, a Coordenação Nacional de Proteção Civil informou que Bonnie tem seu centro em um ponto a 285 quilômetros ao sudeste das Bahías de Huatulco, Oaxaca, e 335 quilômetros ao sul de Salina Cruz, Oaxaca.
Tem mantido ventos de 130 quilômetros por hora e rajadas de 155 quilômetros por hora. Está se movendo para oeste-nordeste a 28 quilômetros por hora.
mgt/lma/bm