Dirigido pelos cineastas irlandeses Ollie Aslin e Gary Lennon, o filme aborda as razões que levaram o governo da ilha caribenha a penetrar nas organizações terroristas nos anos 90 que estão tentando derrubar a Revolução Cubana dos Estados Unidos.
Inclui testemunhos em primeira mão dos Cinco Heróis, como Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González, Antonio Guerrero e René González são conhecidos em Cuba, e nunca antes vistos filmagens do arquivo do Instituto do Cinema Cubano.
O filme produzido pela Gambit Pictures estreou na última sexta-feira na IFI, na presença dos diretores e do embaixador cubano na Irlanda, Bernardo Guanche.
Ao final da projeção, os cineastas responderam perguntas da plateia, enquanto Guanche transmitiu a gratidão de seu país pela solidariedade recebida durante os difíceis anos de prisão dos Cinco Heróis cubanos, e elogiou a objetividade do documentário.
Os Espiões de Castro, vencedores de prêmios no Festival de Documentários Irlandês e no Festival de Cinema de Melbourne, serão exibidos em outras cidades irlandesas durante o verão, antes de chegarem ao Reino Unido em setembro.
O filme está disponível em várias plataformas on-line nos Estados Unidos desde seu lançamento em maio último.
mv/nm/bm