As autoridades de Bayelsa estão interessadas em desenvolver uma associação cooperativa na produção de vacinas e outros medicamentos, além de promover um programa bilateral de intercâmbio médico, segundo documento obtido pela Prensa Latina.
Para isso, a delegação nigeriana pretende realizar encontros com executivos da Servicios Médicos Cubanos SA, do grupo BioCubaFarma, e conhecer algumas das empresas deste conglomerado farmacêutico.
Da mesma forma, o plano de trabalho de Douye Diri para os dias 4 e 5 inclui uma audiência no Ministério das Relações Exteriores, uma reunião de negócios com executivos e funcionários do Ministério de Comércio Exterior e Investimentos e uma reunião com o governador de Havana, Reinaldo García Shoe.
Acompanhando o governador de Bayelsa, a comissária de Saúde de seu estado Pabara Newton Igwele, e a secretária do Ministério do Comércio, Indústria e Investimento, Oliemen Erica Abah.
A delegação também é composta pelo vice-reitor da Universidade de Medicina de Bayelsa, professor Ibitimitula Nicholas Etebu, e outros quatro funcionários do governo.
Bayelsa no sul da Nigéria com costas para o Oceano Atlântico é um dos estados mais importantes do país, em particular pela sua riqueza em petróleo e gás.
Com mais de dois milhões de habitantes, possui também recursos agrícolas, florestais, têxteis, turísticos e de produção artesanal variada.
Formado em Educação e mestre em Ciência Política, Douye Diri foi senador na Assembleia Nacional da Nigéria antes de assumir o governo de Bayelsa em fevereiro de 2020, depois de vencer as eleições com o Partido Democrático do Povo. Seu governo busca transformar o sistema de saúde do estado com o objetivo de alcançar a cobertura médica universal.
Segundo diplomatas da Embaixada da Nigéria, a delegação visitante espera que uma parceria com Cuba gere cooperação científica, transferência de tecnologia, colaboração acadêmica e a coprodução de vacinas e outros produtos farmacêuticos que beneficiem a população do Delta do Níger, Nigéria e nações da sub-região da África Ocidental.
mh/cm