Os ministros discutirão temas atuais que fazem parte da agenda bilateral, o aprofundamento da cooperação russo-venezuelana em diversos campos, bem como a coordenação em política externa, particularmente em diversas plataformas internacionais como o Grupo de Amigos em Defesa da Carta da ONU.
Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia publicado em seu site destacou que Lavrov e Faría também abordarão a situação na Venezuela e seus arredores.
A pasta assegurou que seu país pretende continuar apoiando o governo e o povo venezuelano por todos os meios na defesa da soberania nacional e do direito de determinar por conta própria os caminhos do desenvolvimento.
Nesse sentido, especificou que manterão o acompanhamento no diálogo nacional entre todas as forças políticas do país sul-americano, que busca estabelecer consensos para avançar no desenvolvimento econômico, social e político.
O ministério enfatizou que “uma relação de parceria estratégica entre a Rússia e a Venezuela está se desenvolvendo de forma dinâmica”.
Argumentou que as partes têm “uma vasta experiência de cooperação multifacetada nos campos econômico, comercial, científico e tecnológico, cultural e humanitário”.
O Ministério das Relações Exteriores classificou o diálogo russo-venezuelano no mais alto nível como intenso, já que neste ano os presidentes dos dois países tiveram duas conversas telefônicas, além de reuniões da Comissão Intergovernamental de Alto Nível.
jf/odf/cm