Isso foi feito pelo vice-ministro das Relações Exteriores Anayansi Rodríguez e pelo diretor regional para a América Latina e Caribe do PNUD, Luis Felipe López-Calva, durante uma reunião nesta capital.
O vice-chanceler classificou como frutífera a troca com o também subsecretário-geral das Nações Unidas, que está em visita oficial a Cuba até a próxima quinta-feira.
Conforme relatado em sua conta no Twitter pela diplomata, no encontro ela também agradeceu ao PNUD por sua posição contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos, considerado o principal obstáculo ao desenvolvimento da nação caribenha.
Neste dia, López-Calva também confirmou o andamento dos projetos de cooperação, em diálogo com a ministra cubana de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Elba Rosa Pérez.
O visitante disse estar satisfeito com o encontro, no qual ratificou o apoio do Programa a Cuba em áreas como sustentabilidade ambiental, mitigação das mudanças climáticas e preservação dos ecossistemas.
Durante sua estada em Havana, o subsecretário-geral trocará com outras autoridades cubanas a colaboração para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.
López-Calva é economista de profissão, com vasta experiência acadêmica em universidades de prestígio ao redor do mundo, além de assumir posições de liderança em organizações multilaterais como o PNUD e o Banco Mundial.
mem/cgc/glmv