A televisão nacional Al-Suriya transmitiu imagens de soldados e moradores locais que enfrentaram um comboio de cinco veículos blindados de tropas americanas que estão implantados nesta nação sem o consentimento de seu governo ou a aprovação das Nações Unidas.
O incidente ocorreu na cidade de Al-Mujaibara, onde os soldados do Pentágono foram expulsos da área e tiveram que retornar aos seus enclaves.
Da mesma forma, vários protestos ocorreram nas cidades de Yusufiya e Al-Junaidah, na área de Al-Remelan, onde moradores bloquearam as estradas principais com pneus e pedras e gritaram palavras de ordem condenando as FDS.
A milícia SDF, de maioria curda, domina a maior parte da região Al-Jazeera, rica em petróleo da Síria, e recebe armas, dinheiro e treinamento das forças de ocupação dos EUA.
Aumentam as ações populares contra esse grupo devido à indignação popular decorrente de suas práticas criminosas contra os moradores e seu servilismo aos Estados Unidos, além do roubo de petróleo bruto e colheitas dos sírios.
Por outro lado, Washington continua mantendo pelo menos 12 enclaves, principalmente em campos de petróleo e gás, principalmente na região de Al-Jazira (leste do rio Eufrates).
Esta presença ilegal de tropas dos EUA, de acordo com as queixas, incentiva a atividade terrorista e separatista e priva o povo de sua riqueza natural, pois os militares dos EUA e seus grupos extremistas aliados continuam a saquear trigo e petróleo.
mv/fm/glmv