Em declarações à Prensa Latina, Isabel Story, professora de Comunicação Visual da Nottingham Trent University, afirmou que o projeto Cuba Rebelde: Cultura, Criação e Comunidade visa aproximar o público daquela cidade da região central da Inglaterra da cultura e dos jovens gráfico da ilha do Caribe.
O especialista acrescentou que a ideia de trazer a amostra cultural cubana para Nottingham surgiu depois de trabalhar com o Instituto Cubano de Artes e Indústrias Cinematográficas na digitalização dos emblemáticos cartazes de filmes desenhados por artistas do país caribenho após o triunfo da Revolução de Janeiro de 1959.
De acordo com essa experiência, o destaque do evento que será realizado de 9 a 14 de julho na galeria BACKLIT será uma exposição de cartazes de filmes cubanos e internacionais restaurados pelo CartelON, uma iniciativa coordenada pelo designer Yumey Besú, que viajou de Havana para a ocasião.
À mostra gráfica se somará a projeção de Suite Habana, Juan de los Muertos, Viva Cuba, e outros filmes da cinematografia cubana, além do documentário A Ditadura do Algoritmo, sobre o uso que os Estados Unidos fazem da Internet e as redes sociais como arma de guerra multidimensional contra o governo da ilha caribenha.
O diretor de ´La dictadura…, Javier Gómez, reitor da Faculdade de Arte de Mídia Audiovisual, estará na galeria BLACKLIT para responder a perguntas do público, disse Story, que também anunciou a presença da vice-ministra cubana da Cultura Kenelma Carvajal .
A semana da cultura cubana será animada pelo Espiral Dúo, formado pela violinista Tania Haase e pelo pianista Rodrigo García, e pelo trovador Ariel Barreiros.
Na sexta-feira, antes da abertura pública da exposição, haverá uma exposição privada que contará com a presença da embaixadora cubana no Reino Unido, Bárbara Montalvo, e acadêmicos da Nottingham Trent University, entre outras personalidades.
car/nm/glmv