O fórum de pensamento está programado para acontecer de 24 a 28 de janeiro de 2023 em Havana e inclui em sua convocatória atual o encontro “Bibliotecas como agentes transformadores para um mundo melhor”.
Para fazer parte do workshop, os interessados podem se inscrever nas modalidades de palestrante e/ou participante sem apresentação e, no caso da primeira opção, devem se identificar com o Título do trabalho, dados do autor e/ou ou autores, um resumo de no máximo 100 palavras em Arial 12.
De acordo com o site digital Tribuna de La Habana, os textos serão aceitos até 30 de novembro de 2022 e podem ser enviados para os e-mails mbellas@bnjm.cu; yolandan@bnjm.cu e vponce@bnjm.cu, com cópia para hpardo2006@yahoo.es e hpardo@cubarte.cult.cu.
O evento, que pretende ser o culminar das atividades do 170º aniversário do nascimento de José Martí (1853-1895), reunirá especialistas de todo o mundo para conscientizar, buscar alternativas possíveis e gerar acordos sobre conflitos internacionais.
Organizado pelo Projeto Solidariedade Internacional José Martí, o evento também abrirá espaço para “o diálogo das civilizações e a diversidade cultural, o ecossistema e sua defesa, os desafios dos movimentos sociais e a solidariedade.
Da mesma forma, os participantes falarão sobre questões teológicas, identidade nacional, artes e letras na formação de uma cultura de resistência, multilateralismo como mecanismo indispensável para o equilíbrio global e o direito à autodeterminação dos povos.
Após sua primeira reunião em 2003, a Conferência dobrou o número de participantes e países envolvidos: de um total de 450 delegados de 30 nações para mais de mil pessoas de 63 estados do mundo.
mem/yrv/glmv