Conforme anunciado por funcionários daquela entidade de investigação em conferência de imprensa, o primeiro dos estudos, denominado CorvaxCIM, tratará da administração de 8 doses durante 6 meses da vacina CIMAvax-EGF em pessoas que sofrem de sequelas respiratórias causadas pelo SARS-CoV- 2.
A chefe do departamento de ensaios clínicos do CIM, doutora em Ciências Mayra Ramos, disse que o medicamento a utilizar é utilizado contra o cancro do pulmão na ilha há mais de 15 anos.
Agora, acrescentou, o objetivo é avaliar a sua segurança e eficácia em pessoas que sofreram de Covid-19, e de forma a travar a progressão ou evitar a fibrose pulmonar derivada da doença.
O julgamento, que deverá incluir 135 pessoas, está a decorrer nas províncias de Havana, Villa Clara, Cienfuegos, Camagüey, Holguín, Guantánamo e Santiago de Cuba e, segundo o responsável, a sua aprovação pelas respectivas Comissões de Ética será aberto em todos os territórios do país.
Trata-se, aprofundou, de uma investigação multicêntrica, controlada, aberta, randomizada de fase II, e onde se inclui um grupo controle para divulgar a eficácia terapêutica da vacina em relação a outro número de pacientes que receberão a melhor terapia tradicional para tais sequelas .
Por sua vez, com o estudo CorepoCIM, a eficácia e eficácia da Eritropoietina Humana Recombinante serão avaliadas em pacientes convalescentes de infecção por coronavírus com distúrbios cardiovasculares, renais e/ou respiratórios.
A chefe do Grupo de Ensaios Clínicos CIM, Mestre em Ciências Yanelda García, afirmou que, da mesma forma que o CorvaxCIM é realizado, incluirá adultos maiores de 19 anos de ambos os sexos.
Serão feitas cinco administrações do produto, e com isso espera-se interromper os danos causados pela doença, ou reduzir suas consequências danosas, disse.
car/ifs/glmv