Conforme noticiado pela Prensa Latina, a iniciativa é patrocinada pelo Escritório do Conservador de Trinidad e Vale, patrocinado por Orelvis La Villa, cujo objetivo é alcançar um equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, articulados com o resgate de trilhas e roteiros gastronômicos
Segundo os especialistas, o projeto favorecerá Trinidad com a produção de frutas, verduras e legumes. Além disso, contará com uma planta de beneficiamento de hortaliças, que garantirá a segurança alimentar.
A área selecionada será beneficiada por fontes de energia renovável para garantir a produção orgânica na comunidade de Vallecito, ao norte da terceira vila patrimônio da Ilha.
A nova iniciativa também incluirá programas para crianças da região, por meio do ensino de técnicas ecológicas para repovoar áreas desmatadas em áreas urbanas e rurais.
Também serão desenvolvidos ciclos para aprender a gestão de novas práticas agrícolas, o uso de fertilizantes naturais, contribuições para um melhor aproveitamento dos solos do Valle de los Ingenios, outrora um dos principais produtores de açúcar de Cuba no século XVIII.
Os projetos de desenvolvimento local reforçam a incorporação do setor privado nas prioridades municipais, como suporte às novas estratégias nacionais de descentralização e estímulo produtivo em Cuba.
mem/rga/glmv