23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Um museu numismático particular para Cuba

Museo-Numismatico-Cuba

Um museu numismático particular para Cuba

Havana (Prensa Latina) Em 9 de julho de 1869, o primeiro presidente da República em Armas, Carlos Manuel de Céspedes, ratificou a lei decretada pela Câmara dos Deputados, para colocar em circulação, nos territórios liberados pelo Exército de Libertação, o primeiras notas cubanas.

Por Roberto F. Campos

Jornalista da Redação de Economia da Prensa Latina

Mas foi somente em 1914 que o sistema monetário em Cuba foi estabelecido como tal.

Muitos desses detalhes podem ser consultados no Museu Numismático do Escritório do Historiador da Cidade de Havana. Esta instituição foi criada em 11 de dezembro de 1975 a pedido do então Ministro Presidente do Banco Nacional de Cuba, Raúl León Torras.

Sua missão é guardar, preservar e salvaguardar a história numismática não só de Cuba, mas do resto do mundo, em um acervo de mais de 120 mil peças.

Possui salas de exposições transitórias e permanentes -as primeiras relacionadas com efemérides significativas-, tem visitas guiadas e uma loja de produtos numismáticos, ligada à Casa de la Moneda.

Além disso, realiza encontros culturais com crianças e idosos e mantém vínculos com o sistema bancário cubano e com a Casa da Moeda do país, responsável pelo curso legal e cunhagem comemorativa.

Todos os anos comemora-se o 9 de julho, Dia da Numismática Cubana, devido ao significado histórico desse evento, e por sua vez é a sede permanente da Associação Nacional de Numismática e seu Conselho Nacional de Administração.

O Museu fica na Rua Obispo, entre Aguiar e Habana, Havana Velha, em um local típico de arquitetura bancária, já que aquele local foi sede em 1915 de um banco, Mendoza.

DA PALAVRA GREGA NOMISMA

A palavra numismática vem da palavra grega nómisma, que significa moeda; É um termo que aponta para o estudo e coleção de moedas, papel-moeda, insígnias, medalhas e peças afins.

Antigamente, as peças de ouro ou prata eram usadas como unidade de troca para adquirir produtos e, assim, promover o comércio. Os historiadores dizem que o valor foi determinado pelo peso e pureza do metal em que foram feitos.

No entanto, isso não era o mesmo em todos os lugares, pois mesmo em muitos países africanos a moeda era representada por conchas e outros objetos.

A chamada descoberta da América e as riquezas em metais preciosos deste continente serviram para aumentar consideravelmente a emissão de moedas e como tal, a cunhagem no Novo Mundo começou em 1535, no México, após a conquista espanhola.

A numismática constitui hoje uma das formas mais interessantes de entretenimento e aquisição de conhecimento cultural, ligada ao comércio e à história de todos os países.

Em Cuba, tem um significado muito particular, pois as peças geralmente se destacam pela cor e pela inclusão de figuras, símbolos e imagens de animais, marinhas e frutas tropicais.

SOBRE A IMAGEM DE JOSÉ MARTÍ

Entre 1902, data da posse do primeiro governo cubano, e 1914, ano da aprovação da Lei Nacional de Moeda Monetária, passaram-se 12 anos em que vários projetos legislativos foram apresentados ao Congresso nesse sentido.

Em todos eles foi estipulado que as moedas deveriam ser baseadas no padrão ouro e nas mesmas características das moedas dos Estados Unidos. Numerosas propostas foram feitas para a adoção na república neocolonial de Cuba, como sua, do sistema monetário norte-americano.

Ainda em 1905, uma entidade bancária de capital americano, estabelecida aqui com nada menos que o nome de Banco Nacional de Cuba (BNC), tentou emitir notas no valor de um milhão de pesos.

Essa cunhagem seria paga em ouro espanhol, embora seu capital fosse de ouro norte-americano, e nenhuma das notas impressas apresentasse a efígie de José Martí.

A exclusão do herói de uma emissão de lei planejada por um banco norte-americano era compreensível, especialmente quando os promotores eram contrários à pregação revolucionária e emancipatória do apóstolo da independência cubana.

Antes da moeda, a efígie de Martí aparecia nas medalhas. Em 1911, Cuba concedeu a primeira medalha oficial, consagrada para homenagear os veteranos do Exército de Libertação, e dois anos depois, em 1913, criou a primeira em que apareceu José Martí.

Da mesma forma, em 1915, as primeiras moedas com o busto de Martí foram cunhadas na Casa da Moeda da Filadélfia.

Após 13 anos de república dependente, começaram a circular as primeiras moedas cunhadas em ouro, prata e níquel.

A Lei Monetária Cubana de 1914 autorizou a circulação de moedas dos Estados Unidos junto com as cubanas. As moedas norte-americanas mantiveram seu curso legal e força libertadora ilimitada.

No entanto, o espírito prevaleceu nacional, e as moedas de ouro com o busto de Martí foram as únicas cunhadas em Cuba nesse metal até que a Casa da Moeda de Havana começou a operar.

Curiosamente, esta instância em 1977 cunhou a primeira série no quadro de Grandes Acontecimentos Históricos.

Desta série, composta por quatro peças, foi cunhada uma em ouro, no valor de 100 pesos, que ostenta o busto de Carlos Manuel de Céspedes, iniciador da guerra pela independência em 10 de outubro de 1868.

arb/rfc/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES