Há dois anos, a 3 de junho de 2020, foi aprovado o Programa Nacional de Transformação Digital até 2025, com foco em 2030, e seguindo as instruções do Governo, a Direção Geral de Educação Física e Esportes, dependente do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, definiu os passos a dar neste setor.
Entre estes, a publicação enumera, estão a criação de um centro de integração de dados e aplicações informáticas partilhadas, incluindo sistemas de gestão, informação operacional, correio eletrónico, aplicação de gestão de base de dados de atletas e resultados de competição.
Salientou ainda que nos últimos anos têm sido comuns os campeonatos com o apoio de equipamentos de alta tecnologia, sobretudo no contexto da pandemia de Covid-19.
Mais recentemente, durante a 31ª edição dos Jogos Esportivos do Sudeste Asiático (SEA Games), organizados em maio passado no Vietnã, novas tecnologias foram aplicadas em competições de atletismo e tiro esportivo, a exemplo
Por outro lado, os chamados eSports são talvez o exemplo mais evidente do desenvolvimento do esporte na plataforma digital e foram amplamente reconhecidos graças à sua inclusão no programa SEA Games, que foi desenvolvido com sucesso.
mem/mpm/hb