Ministérios e entidades elaboraram um programa que prioriza o fortalecimento da identidade nacional, a unidade e a fruição das famílias, tendo os bairros como palco principal.
Todo fim de semana haverá um Sábado do Livro regular, um espaço para apresentação de títulos que durará até 31 de agosto.
O torneio de futsal começou na sala multiusos Ramón Fonst desta capital, protagonizada por clubes como Real Madrid, Liverpool, Inter de Milão, Barcelona e Bayern de Munique.
As propostas são ajustadas aos talentos e recursos locais, e um exemplo é como os territórios promoveram atividades de sol e praia, combinadas com jogos participativos, desfiles, apresentações de grupos teatrais e opções gastronômicas.
Durante a temporada também haverá shows nas praças de todas as províncias e eventos culturais como o Dia de Cucalambeana, o Festival Ciudad do Mar e a Ruta da Rumba.
Enquanto isso, o Balé Nacional de Cuba terá apresentações e o circo oferecerá espetáculos em diferentes áreas, afirma um relatório do site Cubadebate.
O plano para o evento também inclui recreação em campings, galerias, museus, cinemas, além de programação especial no rádio e na televisão.
Por sua vez, a União dos Jovens Comunistas planejou iniciativas como acampamentos de verão, oficinas, eventos esportivos, acesso a locais de interesse histórico, subidas às principais elevações do país e cursos de idiomas.
O verão chegou em meio à complexa situação eletroenergética e econômica que Cuba vive, mas com as expectativas de uma população que, pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, pode desfrutar sem tantas restrições.
rgh/cgc/hb