“83% dos russos consideram necessário revitalizar as marcas soviéticas em meio à retirada das empresas estrangeiras (…) Cerca de 12% têm a opinião contrária e os 5% restantes têm dificuldade em responder”, resume o estudo publicado pela agência Sputnik.
A pesquisa informa que os defensores de trazer de volta as marcas do passado veem a iniciativa como uma forma eficaz de impulsionar a economia através da substituição de importações (36%), apoiar as empresas nacionais (29%), evitar a escassez (22%) e oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis (13%).
Além disso, quanto aos setores a serem impulsionados, os respondentes sugerem a revitalização de marcas de carros antigos (26%), alimentos e bebidas (21%), roupas e calçados (15%), produtos de perfumaria e limpeza (8,0), eletrodomésticos e eletrônicos (6,0) e aeronaves (3,0). Enquanto isso, nove por cento propõem estender a iniciativa a todos os setores da economia nacional.
Por outro lado, a pesquisa constatou que 48% dos opositores disseram que as marcas do passado não serão capazes de competir em qualidade com as marcas de hoje, e 24% acharam que seria melhor lançar novas marcas em vez de ressuscitar aquelas que falharam no teste do tempo.
A este respeito, 17% afirmaram ter tido experiências desagradáveis com produtos do período soviético; e 11% pensaram que a ideia não vai passar das palavras aos atos.
A instituição científica declarou ainda que os produtos de fabricação soviética evocam associações positivas para 62% dos russos, a maioria dos quais cita sua lealdade, acessibilidade econômica e durabilidade. No entanto, 30% relataram associações neutras e as oito restantes disseram que suas experiências foram negativas.
O Centro de Análise da Universidade Sinergiya de Moscou realizou a pesquisa no início deste mês entre 5.000 pessoas que vivem em todas as regiões da Rússia.
Em meados de maio, após a decisão do Grupo Renault de transferir seus ativos na nação eurasiática para o Estado, o prefeito de Moscou Sergey Sobyanin anunciou a decisão de retomar a produção de carros da marca Moskvitch no local da antiga fábrica da Renault em Moscou.
mem/odf/bm